Ultimamente, venho falando cada vez mais para os meus pacientes que uma das minhas principais funções como Clínico Geral é protegê-los. O Sistema de Saúde (público e privado) já é muito perigoso. Somando-se a isso, pipocam as “fórmulas mágicas” travestidas de suplementos, soros coloridos e procedimentos sem absolutamente nenhuma comprovação científica e, o pior, com riscos reais aos nossos pacientes. Vamos discorrer um pouquinho sobre isso, siga a linha…
Há 15 anos venho estudando segurança na saúde. Melhoramos bastante, mas ainda estamos longe de termos um sistema de saúde efetivamente seguro. Adoecer é perigoso, não só pela doença, mas pelos riscos do nosso próprio sistema em si. Antecipo que isso é um problema mundial, não é exclusividade do Brasil. Exemplificando alguns riscos: diagnósticos inadequados; pacientes falecendo à míngua por falta de acesso; profissionais inexperientes na linha de frente do sistema, o pronto-socorro; consultas relâmpago com zero vínculo entre médico e paciente; a substituição absurda de uma boa anamnese por exames; falta de medicamentos básicos; demora inconcebível para realização de procedimentos ou exames; infecções potencialmente evitáveis; excessos de diagnósticos e tratamentos fúteis, por vezes perigosos, dentre muitos outros…
As falhas na assistência ainda não são tratadas da forma adequada. A mídia, frenética à procura de cliques, ainda joga gasolina na fogueira ao tratar as falhas de forma sensacionalista, sem o menor compromisso com a melhoria da qualidade da assistência. O nosso sistema de saúde ainda se baseia no modelo punitivo (do medo), que atropela o adequado modelo evolutivo (do aprendizado). Crucificar, isoladamente, o profissional que cometeu a falha é, no mínimo, cruel, improdutivo e vai no sentido oposto ao da busca pela segurança real. O ambiente de medo, de baixíssima segurança psicológica, impera nos sistemas de saúde mundo afora. Menos culpa e mais aprendizado deveria ser a regra.
Como se não bastasse, soma-se a esses riscos, inerentes ao sistema, o exercício imoral, puramente mercantilista, ilusório, de má fé e até criminoso de uma “Medicina Baseada em Gogó”. Mídias sociais “turbinando” profissionais inconsequentes, que conseguem explicar e solucionar tudo (geralmente sem o menor respaldo científico) para uma população carente de boas informações e absolutamente vulnerável à utopia da saúde fácil. O ser humano compra facilidade, mas, em se tratando de saúde, infelizmente, isso é pura ilusão.
Gostaria de compartilhar algumas dicas simples para rastrear médicos da “Medicina Baseada em Gogó”, vamos lá…
Prometem resultados: em Medicina é proibido prometer resultados, pois todos, sem exceção, são incertos. Compartilhar incertezas é rotina dos médicos realmente sérios. Fuja da certeza!
Prescrevem ou vendem fórmulas milagrosas: isso não existe, não seja inocente! Não desperdice seu suado dinheiro em ilusões.
Medicalizam os maus hábitos: preferem prescrever a solução simples supostamente contida em soros, suplementos e procedimentos, pois, geralmente, ganham mais com isso.
Minimizam os efeitos adversos: pense bem, se algo não possui efeitos adversos, certamente também não terá efeitos benéficos. Tudo tem efeitos adversos, até água!
Aprendam, de uma vez por todas: ser saudável é muito difícil! Sinto lhe dizer. Exige muito esforço, constância e a capacidade de enxergar os benefícios no longo prazo. Não estou falando apenas da saúde do corpo, mas também sobre a da mente. A busca por saúde deve vir, necessariamente, através dos seus hábitos de vida. Não terceirize essa responsabilidade para cápsulas, suplementos, soros ou procedimentos. Não existe solução para todos os nossos problemas, como se prega na “Medicina Baseada em Gogó”. Cuidado! Tenha um médico de sua confiança, bem indicado, bem formado, experiente, humilde e disponível para estar ao seu lado na sua jornada. Ele te protegerá!
PS: Caso você tenha lido até aqui, você é uma exceção! Parabéns! Poucos conseguem ler um texto de forma completa. Sendo assim, te convido a participar do meu canal no whatsapp: Divagando em Saúde. Sempre que eu postar algo, mandarei por lá em primeira mão. Não sabe entrar? No rodapé do seu whatsapp tem um ícone "Atualizações", lá dentro, tem os Canais... pesquise pelo "Divagando em Saúde" e inscreva-se!
Comments